terça-feira, 6 de outubro de 2015

MP convida cidadãos a debater implementação do Portal da Transparência em Limoeiro


No dia 14 de outubro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza audiência pública para expor aos moradores de Limoeiro a atual situação quanto ao cumprimento das exigências da Lei da Transparência (Lei Complementar n° 131/2009) e da Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527/2011) por parte do município. O tema principal será a implementação dos Portais da Transparência dos poderes Executivo e Legislativo, do Fundo Previdenciário de Limoeiro (Limoeiroprev) e da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL).

A sessão acontece a partir das 14 horas, no Auditório da Sede das Procuradorias de Justiça de Limoeiro, na Rua Professor Rivadávia Bernardes de Paula, Bairro José Fernandes Salsa. Na ocasião, também será discutida a importância de se garantir à população acesso aos dados do Portal da Transparência e explicado, de forma elucidativa, como os moradores podem fiscalizar a Administração Pública a partir dessas informações. O encontro também servirá para o promotor colher sugestões, questionamentos e reivindicações da população e esclarecer dúvidas quanto ao tema da transparência pública.

De acordo com o promotor de Justiça Muni Azevedo Catão, a audiência também foi motivada pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Gestão firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) e o município de Limoeiro. Para a audiência, estão convocados o prefeito, Ricardo Teobaldo, o procurador do município, os presidentes da Câmara de Vereadores, do Limoeiroprev e da AESL e o inspetor-chefe do TCE/PE. Ainda serão convidados representantes de sindicatos locais e a população em geral.

Os representantes das entidades convocadas estão dispensados de inscrição e disporão do tempo indicado em ofício convocatório para se pronunciarem sobre os pontos indicados e para outras considerações referentes ao tema. Já os representantes das entidades convidadas e da população em geral deverão se inscrever, a partir da data da publicação edital até o momento da abertura da audiência pública, por meio do telefone (81) 3628-8746. Deverá ser informando o nome completo, RG, número de telefone e o cargo ocupado. O limite é de 10 inscrições.

Os inscritos disporão de um tempo máximo de cinco minutos para apresentar suas considerações sobre o tema, tendo a mesa o mesmo tempo para resposta e sendo garantida a réplica ao expositor por mais cinco minutos. (Informações | Portal MPPE)