Catadores colhem bons frutos do projeto coleta seletiva em Limoeiro


A Prefeitura de Limoeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou no dia 23 de junho o projeto piloto da coleta seletiva na cidade. O projeto, que é voltado para a política de resíduos sólidos, foi utilizado em todas as apresentações culturais dos festejos juninos no município. Inicialmente, foram coletados dados, realizados cadastros e a qualificação de 30 catadores, aos quais receberam o nome de empreendedores da coleta seletiva, uma vez que o desenvolvimento sustentável visa à geração de trabalho e renda. 

De acordo com Marcelo Motta, secretário da pasta, a ação logo se tornou um sucesso para os catadores. “Nossos empreendedores circulavam em meio ao público recolhendo todo o material reciclável encontrado em toda a área do evento, também foram disponibilizados, ao lado das barracas de bebidas e comidas, depósitos para armazenamento dos lixos orgânicos e recicláveis, onde os barraqueiros foram orientados, em reunião prévia, sobre a forma correta de separação do lixo. Podemos afirmar que o projeto superou nossas expectativas”, disse Motta.

Ainda de acordo com Marcelo, ao térmico dos festejos, o número de material coletado era enorme. “Quase uma tonelada e meia de latinhas e mais de 600 quilos de garrafas pets foram transformadas em dinheiro vivo para os empreendedores, que foram pagos de forma individual e com isso contribuindo com a qualidade de vida das famílias envolvidas. Em breve será lançado o projeto piloto da coleta seletiva no comércio do município”, informou o secretário. (Imagem | PML)