segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeitura de Limoeiro garante participação de alunos no programa Praia Sem Barreiras



Limoeirenses cadeirantes tiveram uma manhã super diferente. A secretaria municipal de Educação garantiu a participação deles e seus familiares no programa Praia Sem Barreiras do Governo do Estado, em Boa Viagem, no Recife. Através da prefeitura, um ônibus adaptado foram até as casas dos alunos, no Centro da cidade e no distrito de Vila Urucuba, para realizar o embarque com segurança. Aos cuidados da equipe de Educação Inclusiva todos fizeram uma viagem bem divertida e confortável.

Já nas areias da praia do Recife, eles foram bem recebidos pela equipe do programa, que era de maioria formada por universitários do curso de Educação Física e Enfermagem da Maurício de Nassau. Uma parceria entre a faculdade e o Governo abre espaço para as ações voluntárias. O programa disponibiliza seis cadeiras anfíbias, que andam com facilidade na areia e boiam na água. E quem passou pela experiência aprovou. É o caso do jovem especial, Aldo, de 27 anos, que foi à praia pela primeira vez. “Foi muito bom”, disse muito alegre. A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), que também atua no programa, em uma parceria com uma empresa privada instalou a Arena Acessibilidade, que conta com uma quadra de vôlei sentado, tenda de Fisioterapia e Enfermagem, esteira de acesso ao mar com 30 metros e piscinas infláveis para crianças cadeirantes.

“Temos que fornecer meios para que eles possam também se divertir. Esse é o nosso papel, e como é prazeroso vê-los tão felizes”, disse a secretária de Educação, Rosejara Ramos. Já para o prefeito Thiago Cavalcanti, garantir que as crianças especiais participem do Praia Sem Barreiras é uma das metas da prefeitura de Limoeiro. “Desta forma garantimos também a autoestima destas pessoas. Aqui os familiares também se divertem e ficam felizes em saber que pudemos propiciar uma manhã diferente aos seus filhos”, afirmou. O prefeito aproveitou e também atuou como voluntário no atendimento aos conterrâneos especiais. (Imagens | Divulgação)