quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Corte de árvore da GERES gera revolta e gestor justifica




Uma árvore histórica da espécie Acácia foi cortada nesta quarta (25), em Limoeiro. A árvore fazia parte da arborização da II Gerência Regional de Saúde (GERES) há vários anos. Normalmente, servidores da Celpe realizavam a poda dos galhos, para evitar contato com a fiação elétrica, mas, segundo servidores da gerência, nunca precisou cortá-la por completo. A ordem do corte partiu da direção da GERES e deixou algumas pessoas revoltadas. A reportagem da Rádio Jornal Limoeiro foi procurada pelo servidor público limoeirense Dantas Júnior, que disse “não entender o tamanho da violência ambiental”.

O gestor da unidade, Mário Moreira, está de férias, mas entrou em contato com a nossa reportagem. Ele disse que uma árvore foi cortada porque estava podre, inclusive com risco de cair e atingir pessoas e carros que ficam estacionados nas proximidades. Outras duas árvores foram, apenas, podadas, pois estavam tocando na rede elétrica e colocando em risco o local de trabalho. O gestor ainda lembrou uma lei que não permite a existência de árvores embaixo de rede elétrica de alta tensão. "Não sou a favor de cortar árvores, mas sou a favor de salvar vidas", pontuou.

Contudo, funcionários que preferiram não se identificar, disseram que a sombra da árvore era utilizada frequentemente por funcionários durante o período de trabalho. “Muitos que trabalham na GERES gostavam de ficar embaixo da árvore fazendo ‘plantão’ e isso não agradava. Mas só o diretor pode afirmar o que motivou o corte”, disse um servidor. Em relação ao "plantão", o diretor disse que não faria "picuinhas" com uma árvore e que existem salas climatizadas na GERES para o plantão dos servidores.