sábado, 31 de janeiro de 2015

Reboco da marquise do Centro Cultural de Limoeiro desaba


Susto e abandono! Neste sábado (31), essas foram as palavras mais proferidas por pessoas que passavam pela Praça da Bandeira, no Centro Limoeiro. Parte do reboco da marquise do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça desabou. Atualmente, funcionam no prédio as secretarias municipais de Cultura e Juventude e de Turismo. Imagens enviadas ao blog revelam estado de precariedade na infraestrutura. A nossa reportagem ainda coletou a informação de que parte do reboco do teto do auditório, que caiu em dezembro de 2008, continua sem reparos. 

Informações iniciais indicam que o desabamento parcial do teto aconteceu na madrugada e não atingiu ninguém. Pedestres estão evitando passar pela calçada com medo de serem atingidos por outros blocos. Durante visita da nossa reportagem, o local não estava isolado e o prédio fechado. Em sua história, o prédio abrigou a Rádio Difusora de Limoeiro, que mais tarde seria a Rádio Jornal Limoeiro. Em dezembro de 2008, no final da gestão do então prefeito Luís Raimundo, o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, doou o prédio ao município, com a finalidade de implantar o Centro Cultural.



Naquele momento, apenas pintura e reparos foram efetuados. Passados seis anos, o prédio continua sem investimentos na parte estrutural. Atualmente, o espaço é utilizado por escolas, associações, secretarias municipais e grupos culturais. No mês de abril, durante cinco dias, o Centro será palco de mais um ano da encenação da Paixão de Cristo de Limoeiro, o que acendeu o sinal de alerta entre os organizadores. Nas redes sociais, limoeirenses lamentam a situação. “O grupo JCPM fez um péssimo negócio. Entregou este prédio para prefeitura deixar se acabar. Falta manutenção e põe em risco a vida dos que usufruem daquele espaço”, postou Francisco Júnior.

Como o atendimento nas secretarias municipais não funciona aos sábados, a nossa reportagem enviou uma solicitação de informação via mensagem eletrônica ao departamento de Imprensa da prefeitura de Limoeiro. (Imagens | Internet)