quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Orobó dá início às atividades do Samu

O secretário estadual de Saúde (SES) dá continuidade, nesta quinta-feira (05/09), a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no interior do Estado. Depois de lançar a iniciativa em sete municípios do Agreste e da Zona da Mata, na última semana, Figueira volta ao Agreste para dar a largada aos atendimentos em Orobó, que terá uma ambulância de suporte básico. Para os casos mais graves, a localidade já conta com a assistência do veículo de suporte avançado, equipado como uma UTI, de Limoeiro. A inauguração está marcada para as 9h, na Rua Dr. José Albino de Aguiar, no Centro.

“O Samu tem um importante papel no atendimento à população. O serviço já realiza os primeiros cuidados necessários ao paciente e, em contato com a Central de Regulação, encaminha o doente à unidade de saúde com perfil mais adequado para recebê-lo. Além da agilidade na remoção, isso é essencial para a recuperação da vítima e, em muitos casos, salvar a vida do paciente”, afirma o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.

Só na última semana, Jupi, Calçados, Palmerina, Saloá, Iati, Casinhas e Lagoa do Carro iniciaram o atendimento à população. Atualmente, Pernambuco conta com 186 ambulâncias, sendo 160 básicas e 26 avançadas. Só neste ano, foram entregues 82 veículos. Até o fim do ano ainda serão entregues 65.