Secretaria de Agricultura de Limoeiro firma parceria com a Adagro para vacinação contra Aftosa


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Pernambuco segue até o dia 31 de maio. No município de Limoeiro, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) firmou parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura para garantir a vacinação dos rebanhos. Este ano, a grande novidade é a distribuição gratuita das doses independente da quantidade de animais por criador.

De acordo com o coordenador da Adagro Unidade Limoeiro, Alessandro César, mais de 14 mil cabeças, entre bovinos e bubalinos, devem ser vacinados durante a primeira etapa da campanha. “Os criadores com os animais devidamente cadastrado na agência devem comparecer na unidade portando isopor e gelo para o recebimento das vacinas”, avisou o coordenador ao reforçar que a distribuição está sendo gratuitamente.

A estrutura de transporte e vacinadores está sendo garantida pela prefeitura de Limoeiro. O secretário de Agricultura, Marcelo Mota, informou que duas equipes formadas por 05 vacinadores foram montadas para circular pelas propriedades rurais do município efetuando a vacinação até o final do mês de maio. “Estamos solicitando a colaboração dos criadores para que possam organizar os animais, o que facilitará o trabalho”, alertou Marcelo.

Os criadores que não vacinarem seus animais podem ficar de fora de programas especiais voltados aos agropecuaristas. “O produtor é o mais prejudicado caso não atenda ao chamado da campanha. A vacinação garante o reconhecimento do rebanho e a segurança da propriedade. A ação de distribuição de cana de açúcar, por exemplo, só foi possível para os criadores em dia com as outras vacinações”, explicou o coordenador da Adagro.