terça-feira, 14 de maio de 2013

Lagoa do Itaenga sedia projeto que articula empreendimentos econômicos solidários


Oportunizar pequenos empreendimentos a comercializarem seus produtos nos princípios da economia solidária e da qualificação social profissional. Este é o objetivo do Projeto Integra, que articula empreendimentos econômicos solidários, na criação do primeiro Centro de Economia Solidária de Pernambuco. O lançamento acontece na quinta-feira (16), a partir das 10h, no Centro de Artesanato, em Lagoa de Itaenga.

Empreendimentos dos municípios de Carpina, Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Paudalho e Tracunhaém estarão agrupados por meio de atividades que compreendem formação para beneficiamento do produto, inovação, assessoria técnica e escoamento dos produtos em feiras itinerantes.

Para Lamartine Mendes, prefeito de Lagoa de Itaenga, o projeto é estratégico porque colabora com as ações do Governo Municipal: “nosso governo tem priorizado ações que contribuam para a geração de emprego e renda. E este projeto consiste na ocupação de um espaço ocioso, rico em potencial, que possui condições para fortalecer a renda de produtores e trabalhadores do município e da região.”, conta.

De acordo com o secretário de Administração, Governo e Desenvolvimento Econômico, Gilmar Dias, o projeto é uma assertiva para a cidade: “este equipamento compartilhado permitirá aos produtores dos municípios envolvidos comercializarem seus produtos, gerando renda e desenvolvimento”, destaca.

A gestão do Centro será inspirada nos princípios da Economia Solidária, que proporciona um diferencial nas atividades econômicas, na forma de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, e são organizadas e realizadas solidariamente pelos trabalhadores, de forma coletiva, cooperada e autogestionária.

O projeto é uma parceria do Governo Municipal de Lagoa de Itaenga, através da Secretaria Municipal de Administração, Governo e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Agricultura, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e municípios envolvidos.