domingo, 9 de dezembro de 2012

CTA Limoeiro vivencia programação especial no diagnóstico do vírus HIV


A AIDS ainda não tem cura, mas existe tratamento. Esse tem sido o principal recado do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/HIV/AIDS de Limoeiro, no Agreste Setentrional, que durante o mês de dezembro estará vivenciado uma ampla programação em diversos bairros e comunidades rurais do município. De acordo com o coordenador do CTA, Wilson Arruda, as ações são um complemento do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado em primeiro de dezembro. 

“A síndrome de imunodeficiência adquirida é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus HIV. Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. Pensando nisto, o CTA Limoeiro e a Secretaria Municipal de Saúde começaram desde o primeiro dia de dezembro uma série de atividades de prevenção e testagem rápida do diagnóstico do vírus HIV”, explicou o coordenador.

De acordo com Arruda, durante os meses de dezembro e janeiro serão levadas atividades as 18 Unidades de Saúde da Família (USF). A programação conta com o teste rápido, palestras, aconselhamentos e distribuição de preservativos masculinos e femininos. “O teste rápido é muito importante para diagnosticar a doença e o resultado sai com quinze minutos. Além disso, todas as informações são mantidas em total sigilo. Assim como todos os atendimentos são realizados por profissionais da área em salas reservadas”, destacou Wilson.

Calendário – Para o mês de dezembro, a equipe do CTA estará visitando as primeiras unidades de saúde. No dia 10 a programação será exclusivamente pela manhã na USF da Vila Urucuba (Cedro). Na sequência, no dia 12, pela manhã os contemplados serão os usuários da USF Juá e durante a tarde os pacientes da USF Redentor. As atividades voltam no dia 17, com atendimentos na USF São Sebastião durante o período da manhã. Já no dia 19 será a vez da USF Gameleira receber a equipe técnica pela manhã, isto porque durante a tarde os atendimentos acontecem na USF Nossa Senhora de Fátima.

“As comunidades que não forem contempladas neste primeiro momento, vamos visitar nas duas primeiras semanas de janeiro”, adiantou o coordenador. “Ainda vamos firmar uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial para que também possamos levar nossas ações. Mas, para tal, vamos definir a data com a coordenação”, completou. O CTA Limoeiro está localizado a Rua da Alegria, 1253, funcionando de segunda a sexta, das 07h30 às 17h. Para coleta os procedimentos são até as 15h. Os atendimentos noturnos acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30.